É possível aliar os conteúdos dos Cadernos com a Interatividade dos Blogs. Uma experiência que pude vivênciar a este respeito, foi com o caderno do aluno de geografia das 5ª séries, onde fizemos a experiência da bússola, e fora disponibilizada para que outras pessoas que acessam o blog diariamente (professores, alunos, e comunidade em geral), pudessem repetir a mesma experiência. Veja como foi desenvolvido este projeto abaixo:
Situação de Aprendizagem: Orientação Relativa (Bússola Magnética)
Disciplina: Geografia
Turmas: 5ª Séries
Desenvolvimento:
Primeiramente foram trabalhados os conteúdos relativos a orientação e os intrumentos de orientação. Quando acabamos de trabalhar, na outra aula, com o objetivo de reforçar o aprendizado, descemos ao pátio e com o apoio de um recipiente d'água, de uma folha de árvore, de um imã, e de uma agulha, montamos uma bússola.
Primeiro enchemos o recipiente com água;
Depois espetamos uma agulha à folha;
Posteriormente a magnetizamos a agulha junto a folha, raspando-a no imã várias vezes; e
Colocamos no recipiente com água, então a agulha que flutuava com o apoio da folha indicou o Norte Magnético.
Produto Final:
Aprenderam que o Norte Magnético existe e como identificá-lo, e que é possível fazer a orientação por meio da bússola. A avaliação será executada pela criação ou não da bússola magnética, e disponibilizada posteriormente no blog.
Fonte: Com base na experiência de meu outro blog: http://blogdoprofessorbruno.blogspot.com/2009/05/construcao-da-bussola-dagua-projeto-de.html
17 de set. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bruno
ResponderExcluirMuito Interessante esta sua prática.
Adorei!
Abraços