Foi feita uma sondagem amostral em uma sala de 5ª série da E. E. Mariano Barbosa de Souza, em que alunos revelaram alguns dados interessantes a respeito de como interagem com a internet.
Confira logo abaixo, a pesquisa na íntegra:
Você têm acesso a computador com internet em casa?
Sim - 33,3% - 6 alunos.
Não - 66,6% - 12 alunos.
Você tem algum blog/twitter?
Sim* - 11% - 2 alunos.
Não - 89% - 16 alunos.
* = Não avaliado a porcentagem que possuí orkut.
Nesta pesquisa, também foram abordados informalmente como conseguem fazer pesquisas, acessar orkut, e ter acesso a informações via internet, uma vez que trabalhos em sua maioria são entregues digitados, quando solicitados pelo professor. A resposta foi em demasiado interessante, pois têm este acesso via "Lan House", que fica a cerca de 300 metros da Unidade Escolar, onde a pesquisa foi levantada.
Desta forma, concluí que existe uma séria restrição ao acesso a internet, de uma considerável classe de alunos, porém que em parte é suprida pelo acesso à Lan house, e mesmo pelo auxílio de colegas que têm o acesso em casa a internet. A comunidade onde está inserida a escola, é carente em recursos, denotado pelo aspecto irregular de planejamento de ocupação, portanto, a rede de acesso a internet, via empresas de telecomunicação, é restrita e problemática, trazendo uma séria defasagem.
Mesmo na Unidade Escolar em questão, é importante ressaltar que o Laborário de Informática foi desativado, e que por muito tempo ficou sem acesso a internet, mesmo na sala dos professores, e que hoje funciona em meio a "adaptações". Denotando um sério quadro de "exclusão digital", da própria escola, que hoje conta com estagiários do programa "acessa escola", sem recursos necessários para trabalhar de forma efetiva.